Central de Notícias

Unidades de Saúde

O CAPS é uma unidade de atendimento à Saúde Mental inaugurada em junho de 2012 pela Prefeitura e que oferece tratamento para pessoas adultas (maiores de 18 anos) com doença mental severa e persistente, com o objetivo de controlar os transtornos de forma a reinseri-los familiar e socialmente.

E como isso é feito?

O tratamento varia caso a caso. Primeiro, o agendamento da triagem deve ser feito pessoalmente, de acordo com solicitação médica, de outro Caps, ou por vontade própria. A triagem é realizada semanalmente por dois técnicos de plantão. Depois, a equipe multiprofissional do Caps, composta por psicólogo, enfermeiro, assistente social, psiquiatra e terapeuta ocupacional, faz uma análise, elabora o Projeto Terapêutico Singular (PTS) e abre o prontuário.

A cada reavaliação existe a possibilidade de alteração das atividades desenvolvidas ou a confirmação das mesmas, de acordo com o parecer técnico. Entre elas, estão atendimentos específicos nas áreas de Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social e Terapia Ocupacional, tanto individual como em grupo, dependendo do PTS definido pela equipe.

Embora sejam terapêuticas, há também atividades não específicas, que podem ser desenvolvidas por todos os técnicos da equipe, como grupos de orientação medicamentosa, grupo socioeducativos, de orientação para usuários de Álcool e outras Drogas, Oficina Terapêutica e Visitas Domiciliares quando necessário.

O Caps também organiza alguns passeios e festividades para seus integrantes, com o objetivo de incentivar sua reinserção social. No ano passado, por exemplo, eles visitaram o Aquário de São Paulo, participaram de uma sessão de cinema realizada no Paço Municipal e de confraternizações em datas especiais.

O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, na rua Rua Guadalajara, nº. 204, no Centro, e não atende emergências psiquiátricas. Nesses casos, deve-se procurar uma unidade de pronto-atendimento.