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Competências - Administração

- Garantir ao Prefeito Municipal o apoio necessário ao desempenho de suas funções e, especialmente, as condições necessárias para a tomada de decisões, coordenação e controle da Administração Municipal;

- Oferecer subsídios ao governo municipal na formulação de diretrizes gerais e prioridades da ação municipal e garantir a concretização das políticas, diretrizes e prioridades definidas pela Administração Municipal, oferecendo, na área de sua atribuição, elementos que possibilitem aferir a evolução dos processos e serviços em vista dos objetivos fixados;

- Garantir o funcionamento das instâncias colegiadas existentes na estrutura da secretaria municipal e a implementação das diretrizes e decisões dos conselhos municipais;

- Propiciar ao governo municipal as interfaces políticas necessárias às relações com os cidadãos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas no âmbito de sua competência;

- Coordenar, integrando esforços, o pessoal e os recursos financeiros e materiais colocados a sua disposição, garantindo aos seus órgãos o apoio necessário à realização de suas atribuições, e participar da elaboração, do acompanhamento e da execução do orçamento municipal;

- Elaborar estudos, propostas e pareceres específicos, fornecendo informações e apoio técnico para a coordenação da ação governamental;

- Coordenar a elaboração, no âmbito de sua atuação, do planejamento institucional e formular as políticas e planos especiais, bem como controlar e avaliar as metas propostas, em termos de eficiência, eficácia e efetividade;

- Assegurar a concretização das políticas municipais, fixando diretrizes, prioridades de atuação, normas e padrões para todo o Município, na área de sua competência, e desenvolver normas de trabalho relativas ao funcionamento das unidades municipais sob sua responsabilidade, propiciando o desenvolvimento de políticas específicas e programas;

- Viabilizar, de acordo com as normas vigentes, o planejamento e a execução de ações, projetos e políticas públicas, bem como a execução, operação e manutenção de obras, serviços nos próprios municipais, de acordo com as prioridades e metas fixadas, em função das diretrizes do governo municipal;

- Manter atualizado o conjunto de dados e indicadores de sua área de competência, tornando-os públicos, acompanhados da análise de seu significado e de sua evolução;

- Praticar os atos administrativos e de execução orçamentária e financeira que lhe forem cometidos, bem como deferir, no âmbito de sua competência, os benefícios e as vantagens concedidas por lei aos servidores da Secretaria Municipal sob sua responsabilidade;

- Apoiar as iniciativas e promoções concernentes à realização de cursos, simpósios, congressos e eventos desse gênero, que visem ao congraçamento, ao intercâmbio de informações e ao aprimoramento cultural e profissional dos membros da Secretaria;

- Estabelecer, respeitada a jornada de trabalho legal dos servidores, os horários de funcionamento e de atendimento ao público, no âmbito de sua competência; e,

- Representar política e administrativamente a Administração Municipal, na sua área de competência.

- Coordenar as questões administrativas da Prefeitura;

- Efetuar a guarda e preservação dos documentos municipais e documentos históricos da Administração Pública;

- Proporcionar suporte tecnológico à Prefeitura e desenvolver ações de atualização da gestão de informática;

- Desenvolver a política de Gestão de Recursos Humanos para os servidores municipais;

- Acompanhar e Fiscalizar a atuação do Instituto de Previdência de Caieiras – IPREM;

- Realizar gestão de distribuição de materiais, solicitação de compras e patrimônio de bens e produtos gerais para abastecer o Paço Municipal;

- Efetuar a gestão e a preservação do patrimônio público municipal;

- Administrar, conservar e manter a frota de veículos, máquinas e equipamentos;

- Elaborar estudos, normas e padrões técnico-administrativos;

- Planejar, orientar e controlar a instalação de serviços, com os respectivos equipamentos, sempre visando à racional organização da Prefeitura;

- Manter o estoque dos bens de consumo à disposição das Secretarias;

- Executar as atividades relativas ao recebimento, distribuição interna, controle de andamento, expedição, arquivamento, desarquivamento, emissão de relatório para controle de movimentação de processos e documentos endereçados à Prefeitura, assim como realizar atendimento ao público interno e externo que solicitam informações e serviços;

- Administrar o arquivo de processos administrativos da Prefeitura;

- Receber, acompanhar e controlar os prazos de instrução e a resposta às solicitações feitas à Prefeitura, notadamente por munícipes ou órgãos técnicos ou judiciais;

- Elaborar e acompanhar Projetos de Leis encaminhados à Câmara dos Vereadores de Caieiras;

- Gerenciar o arquivo legislativo da Prefeitura Municipal de Caieiras;

- Elaborar e acompanhar todos os atos realizados pelo Prefeito, tais como Decretos, Portarias, dentre outros; e,

- Prover suporte administrativo e logístico do Fundo Social de Solidariedade.


Tais atribuições foram determinadas pela Lei Complementar nº. 4771/2015