Central de Notícias

Defesa Civil de Caieiras participa do 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidade, Exposição e Redução de Riscos de Desastres

Publicado em 14/06/17 02:06 PM

Os agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caieiras junto a pesquisadores nacionais e internacionais da área de gestão de risco de desastres participaram do 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres (BRAHVE), nos dias 6, 7 e 8 de junho, no auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o evento reuniu cerca de 300 participantes, entre cientistas, pesquisadores, profissionais que atuam na gestão de risco de desastres, Defesas Civis e representantes de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa de sete países (Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México e Estados Unidos), para discutir ações e estratégias para diminuição de risco de desastres, pesquisa e indicadores e Banco de Dados sobre desastres.

Com a participação de cientistas da Costa Rica, Colômbia e México, foi abordado sobre o Marco de Sendai, cidades resilientes e adaptação de mudanças climáticas.

“Nestes três dias de evento, abrem-se oportunidades para as discussões temáticas e articulações para formatar parcerias entre representantes de instituições nacionais e internacionais”, afirma Regina Alvará, coordenadora de Relações Institucionais e diretora-substituta do Cemaden. “Os debates definirão estratégias para avançar nas áreas de pesquisa e indicadores de risco, alcançar as metas do Marco de Sendai, na diminuição de riscos e na implementação de um Banco de Dados no Brasil sobre desastres", complementa.

O objetivo do Workshop foi discutir a estratégia brasileira para alcançar as metas do Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030 no contexto de pesquisas e desenvolvimento tecnológico em gestão de riscos e respostas a desastres.

O Workshop visou, ainda, articular parcerias de pesquisa com grupos de outros países para estudos multidisciplinares abordando risco de desastres, especialmente na América Latina e no Brasil, além do desenvolvimento de capacidades locais para a construção de bancos de dados de ocorrência de desastres.

Os agentes da Defesa Civil de Caieiras realizaram a visita ao CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. “Conhecemos a estrutura física do Cemaden, a Sala de situação e a equipe multidisciplinar que têm como principal objetivo realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais, visando salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente de desastres naturais”, explicou a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O município de Caieiras conta com o monitoramento do Cemaden, através dos 5 Pluviômetros Automáticos, instalados estrategicamente em alguns bairros e uma Estação Hidrológica, que possibilita a visualização em tempo real do nível do Rio Juqueri.

  • Compartilhe