Central de Notícias

Professoras de Educação Física organizam I Festival de Lutas para EMEMIs como Projeto Piloto

Publicado em 14/07/17 09:52 AM

A Secretaria de Educação promoveu na semana de 03 a 06 de julho o Projeto Piloto do I Festival de Lutas para as escolas de Educação Infantil do Município: Alcides Agustinelli, Antônio Furlanetto, Fernando Soares, Luiz Gonzaga, Martha Aranha, Tia Ilse e Zilton Bicudo.
O Projeto foi realizado pela Profªs de Educação Física Ana Prado, Edilaine Puggina, Jacqueline Sousa e Milene Zanata. Durante este momento também foram desenvolvidas atividades recreativas de Boxe e Esgrima aplicadas pelo Departamento de Educação Física. O Projeto foi criado pensando no conteúdo programático do planejamento anual da EMEMIs.
O I Festival de Lutas contou com os parceiros: Associação de Judô de Caieiras, comandada pelos Senseis Sidnei, Kátia e Fábio; Secretaria de Esportes Caieiras que ofereceu as aulas de Karatê através do Sensei Edmar e de Capoeira pelo Mestre Ratinho, Capoeira Brasil da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, através do Professor Conrado e Escola de Lutas e Defesa – Freestyle Fight com a modalidade de Jiu Jitsu, comandada pelo Professor Fernando
A coordenadora do Departamento, Claudiane Dias, afirma que “As lutas devem ser valorizadas e reconhecidas por transmitirem valores culturais, além de trazer conhecimentos que auxiliam na autorreflexão dos alunos, construindo uma postura sem preconceitos e não discriminatória diante das várias manifestações e expressões dos grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte. O Departamento de Educação Física agradece o empenho das profªs e dos parceiros e espera que em breve o projeto possa ser expandido para toda a rede.”
Para as professoras Ana Prado, Edilaine Puggina, Jacqueline Sousa e Milene Zanata o festival foi além, pois contou com a participação de alunos de inclusão, garantindo sem discriminação o direito de uma Educação Física para todos. Outro ponto importante, citado por elas, é que no festival foi respeitada a faixa etária, pois as atividades foram apresentadas de maneira lúdica.

  • Compartilhe