Central de Notícias

Frequentadores do CCI e do CDI de Caieiras participaram de várias ações durante a Semana do Idoso

Publicado em 02/10/17 03:52 PM

A Secretaria do Desenvolvimento Social promoveu diversas ações em comemoração à “melhor idade” durante a Semana do Idoso, celebrada na última semana.

No CCI (Centro de Convivência do Idoso) e no CDI (Centro Dia do Idoso) ocorreram várias atividades recreativas e de integração dos idosos. Os frequentadores do CCI participaram de gincanas, torneio de dominó, apresentação de coral, baile e de uma linda e animada festa de encerramento, que contou com música ao vivo.

No CDI, que é destinado a idosos cuja situação de saúde encontra-se mais debilitada, foram realizadas atividades que valorizavam as potencialidades de cada um, promovendo a autoestima.

No entanto, para além das atividades realizadas durante a Semana do Idoso, ambos os equipamentos realizam diariamente ações visando promover a valorização do idoso, bem como seu envelhecimento saudável e sua autoestima e integração.

No CCI, por exemplo, há uma agenda semanal de atividades, que conta com ações como: alfabetização, artesanato, baile, bingo, coral, crochê, dinâmicas em grupo, educação física e atividades recreativas. Todo final de cada mês também é comemorado com um delicioso bolo para os aniversariantes do mês, e, frequentemente, no período da tarde, é realizada uma sessão de cinema com pipoca. Ao longo do semestre, também são ministradas palestras sobre vários temas importantes para o idoso, assim como passeios especiais.

Já no CDI, em virtude de seus frequentadores necessitarem de cuidados mais especializados, também são realizadas atividades de caráter mais lúdico, como contação de história e musicalização, além de artesanato, gincana, atividade física, aula de culinária e, nos eventos especiais, os familiares são incentivados a participar de atividades como bingos.

O CCI tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população idosa, visando a inclusão social, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, por meio do desenvolvimento de atividades que fortaleçam a convivência, aprimorando, assim, o acesso aos bens e serviços da comunidade. O Centro fica na Alameda Vereador Sebastião Pereira de Araújo, nº. 24, no Jardim Nova Era.

O CDI, por sua vez, visa proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes a partir de 60 anos que, sozinhos, não podem receber cuidados durante o dia, enquanto seus familiares trabalham ou estudam. Ao final da tarde, o idoso volta para casa, mantendo seus vínculos familiares. O espaço conta com banheiros adaptados, pisos táteis para facilitar a locomoção, área de descanso, sala de convivência, com TV e DVD e enfermaria.

 

 

  • Compartilhe