Central de Notícias

Presença - A criança na sua FELIZcidade

Publicado em 11/10/17 02:33 PM

No dia 11 de Outubro aconteceu o Projeto Presença na Cidade de Caieiras, o objetivo do ato público foi reunir os profissionais responsáveis pelas instituições que trabalham com crianças. Por meio da Secretaria Municipal de Educação de Caieiras e a idealização da RedSolare Brasil, foi possível realizar o evento no município. O projeto dá-se em defesa dos Direitos das Crianças de todo o mundo. Iniciou em 2012 o Presença-“O fio da esperança que nos une”,uma iniciativa que nasceu a partir da criação e distribuição de bonecos de pano.

Os bonecos de pano são conhecidos como mensageiros da PAZ, eles são criados a partir dos desenhos feitos pelas crianças. Em 2016 eles ganharam sua própria identidade, com direito a uma réplica de documento oficial por boneco. As crianças têm a opção de ficar com esse boneco, trocar com o amigo ou enviar para outras instituições, assim como nós de Caieiras que recebemos 3 bonecos da Escola Moderna, Irecê-BA: O Rezende, a Maria Rosa e o terceiro, não identificado, que foi produzido pelo aluno Cauã Oliveira Barreto.

A ideia desse ato em 2017 é ESCUTAR com profundidade, empatia e acolhimento as VOZES das crianças sobre os seus “DIREITOS”, não aqueles que estão nas leis, mas sim os que estão nos pensamentos e imaginação das nossas crianças.

Foram levantadas diversas questões sobre o que as crianças pensam em relação: a guerra, a violência, a intolerância, a corrupção, etc. E como podemos enfrentar esses problemas e desafios. No momento de reflexão com as crianças foram anotadas suas falas e registrados os processos, para que depois as vozes das crianças se tornem visíveis para toda a cidade e também para o mundo.

  • Compartilhe