Central de Notícias

Vigilância Epidemiológica realiza intensificação contra a febre amarela no período noturno nessa semana

Publicado em 06/11/17 11:11 AM

A Secretaria da Saúde de Caieiras, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que durante essa semana a intensificação da vacinação contra a febre amarela será realizada também no período noturno, na Praça Pró-Polo, das 17h às 21h.

Durante o dia, os munícipes que ainda não se vacinaram podem procurar as unidades de saúde de Laranjeiras, do Jardim Vera Tereza e o CIAS, das 8h às 17h. Além disso, no dia 9, quinta-feira, uma equipe estará na portaria da Nova Caieiras, das 9h às 16h, realizando a intensificação e, no sábado, dia 11, equipes estarão na Calcárea e na Praça Pró-Polo, no Centro, das 8h às 12h.

Existem dois tipos de Febre Amarela: a Silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, e Febre Amarela Urbana, a qual não há mais registros de casos desde 1942, e é transmitida pelo tão famoso Aedes aegypti, também transmissor da dengue.

Esse mosquito transmissor da Febre Amarela Silvestre vive em matas e vegetações à beira dos rios, por isso, os principais e mais infectados acabam sendo os macacos, que dividem o mesmo habitat. Porém, os macacos, assim como, nós humanos, sofrem com a doença e não são os causadores da mesma.

A única forma de prevenção da Febre Amarela é pela vacinação, por isso a sua importância e a intensificação, que vem sendo realizada pelas equipes da Vigilância Epidemiológica de Caieiras, passando bairro a bairro da cidade desde agosto.

Todas as pessoas, a partir de 6 meses de idade, podem ser vacinadas, exceto: gestantes, mulheres amamentando (crianças de até 6 meses), pessoas alérgicas a ovo, pessoas com sistema imunológico deprimido em razão de doença ou tratamento.

  • Compartilhe