Central de Notícias

Departamento de Educação Física finaliza o PROGRAMA "PROMOÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR" na Rede Municipal de Educação

Publicado em 08/12/17 10:56 AM

A Secretaria Municipal de Educação de Caieiras por meio do Departamento de Educação Física, finalizou nesta quinta-feira, 30 de novembro, a fase de implantação do Programa de Promoção de Saúde do Trabalhador, atendendo aos motoristas e monitores do setor de Transporte Escolar.

O programa tem como objetivo melhorar o bem-estar do trabalhador, melhorar a produtividade individual e coletiva, diminuir o absenteísmo, diminuir as doenças ocupacionais, diminuir a inatividade física e diminuir os afastamentos médicos, dentre outros.

Durante o encontro apresentou-se uma palestra sobre Qualidade de vida no ambiente de trabalho e a aplicação de dois instrumentos de análise do perfil do setor: avaliação subjetiva de dores localizadas e WHOQOL-bref (instrumento de avaliação de qualidade de vida). Após uma breve análise dos dados, a prática iniciou com a aplicação de ginástica laboral e dinâmicas de grupos, ministrado pelas professoras Áide Nessi e Edilaine Puggina.

Para as coordenadoras do Departamento de Educação Física Áide Nessi e Claudiane Dias, o indivíduo precisa ser educado quanto ao estilo de vida saudável antes de começar a trabalhar, fase em que o sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados tendem a agravar. Os adultos também precisam se reconhecer como pertencentes a este meio para assim ajudar no processo de qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Neste sentido para as coordenadoras do DEF, o resultado foi positivo uma vez que houve a adesão gradativa dos funcionários do setor.

  • Compartilhe