Central de Notícias

Prefeitura de Caieiras se mobiliza para evitar transtornos durante o verão

Publicado em 19/01/18 02:56 PM

A Prefeitura de Caieiras, já se antecipando aos altos percentuais pluviométricos que são comuns durante o verão, e nos eventuais problemas os quais podem surgir, como enchentes e deslizamentos, tem se mobilizado para evitar esse tipo de ocorrências.

Uma das ações que está sendo realizada é o desassoreamento do Rio Juquery, que consiste na desobstrução das substâncias e sedimentos em excesso que estão dispostos no fundo do Rio. Além disso, as equipes das Secretarias do Meio Ambiente e de Obras, junto a Defesa Civil, realizaram nessa quarta-feira (17) a limpeza manual do Lago, que fará parte da área do Ecoparque.

Essas iniciativas são de extrema importância, pois diminuem o nível de água, permitindo assim, a redução na probabilidade de alagamento, já que o espaço para a contenção da água é maior.

Outra ação consiste na conscientização por parte da população, através da realização de campanhas sobre o descarte correto de lixo, já que ele é o grande vilão quando descartado de forma errônea.

O entupimento de bueiros têm um papel importante quando o assunto é a inundação, já que deveriam captar e dar um destino correto a vazão de água, porém, acabam ficando obstruídos tanto a demanda de lixos jogados nas ruas, matas ou córregos.

É realizado também um acompanhamento e restrição para construções de moradias em áreas de risco, visto que, com as chuvas, o risco de deslizamento aumenta, decorrente da infiltração excessiva de água na terra, que faz com que o terreno perca sua estabilidade, podendo colocar tanto a própria vida em risco como de demais pessoas.

Caso haja necessidade e venha a ocorrer algum problema, a Prefeitura está preparada para um atendimento mais ágil, através da Defesa Civil, que recebeu em dezembro de 2017, uma nova frota contendo duas viaturas, uma ambulância, um barco e um ônibus, que beneficia a equipe e principalmente os munícipes. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelos telefones 4605-4411 ou 153 (Guarda Civil Municipal).

  • Compartilhe