Central de Notícias

Vigilância Epidemiológica de Caieiras já imunizou 94% da população contra a febre amarela

Publicado em 25/01/18 09:03 AM

Após campanha intensa e grande mobilização por parte da equipe da Vigilância Epidemiológica de Caieiras, 94% da população já está imunizada contra o vírus da Febre Amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovirus do gênero Flavivírus da família Flaviviridae e a transmissão ocorre em dois ciclos distintos: urbano e silvestre. A Febre Amarela Urbana, a qual não há mais registros de casos desde 1942, é transmitida pelo tão famoso Aedes aegypti, também transmissor da dengue.

A Febre Amarela Silvestre, presente hoje, tem alguns de seus sintomas parecidos com uma gripe forte, são elas: dores locais (nas costas, no abdômen ou nos músculos), no corpo (calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite), no aparelho gastrointestinal (náusea ou vômito) e também é comum: delírio, dor de cabeça, pele e olhos amarelados ou sangramento.

A forma mais eficaz de se evitar essa doença é tomando a vacina, mas em alguns casos, é aconselhável o uso de repelentes.

Todas as pessoas, a partir de 9 meses de idade, podem ser vacinadas, exceto: gestantes, mulheres amamentando (crianças de até 6 meses), pessoas alérgicas a ovo, pessoas com sistema imunológico deprimido em razão de doença ou tratamento.

 

  • Compartilhe