Central de Notícias

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de Emprego divulga relatório de ações desenvolvidas no ano de 2017

Publicado em 30/01/18 04:23 PM

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de Emprego de Caieiras desenvolveu uma série de projetos e programas inovadores em 2017. A Secretaria propôs uma aproximação para com os empresários da cidade, buscando ouvi-los e, conjuntamente, buscar soluções para suas demandas. Durante o ano todo, foram cinco reuniões, com aproximadamente 70 pessoas.

Com o apoio do Poder Legislativo, foram criadas mais cem vagas de estágio para os departamentos da Prefeitura, dando aos jovens a oportunidade de aprender a profissão conciliando o aprendizado teórico com o prático e adquirindo mais conhecimentos.

Na outra ponta, visando a reinserção dos munícipes no mercado de trabalho, a Semudec, através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), captou 1720 vagas, encaminhando mais de 6 mil pessoas para entrevistas de emprego. Durante o ano todo, foram 47.209 atendimentos.

Além disso, o Núcleo de Formação e Capacitação Profissional Mário Meneguini, que faz parte da estrutura da Secretaria, proporcionou aos munícipes a oportunidade de participar de vários cursos e programas voltados à qualificação, principalmente dos jovens. No total, quase 3200 vagas foram disponibilizadas.

Buscando defender os direitos do consumidor, o Procon registrou 624 atendimentos de “simples consulta”, 1903 atendimentos preliminares, 603 reclamações atendidas e 152 audiências de conciliação.

Empreendedorismo

O fomento ao empreendedorismo é um dos focos da atual administração, que teve como uma de suas principais realizações no ano de 2017, a inauguração do “Sebrae Aqui”, que é um canal que visa promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável, a melhoria do ambiente legal e negócios das micro e pequenas empresas, contribuindo com o fortalecimento da economia e o fomento do empreendedorismo local.

Inaugurado em Maio, o “Sebrae Aqui”, que funciona no primeiro andar do Paço Municipal, realizou palestras e oficinas das quais participaram quase mil pessoas e atendeu 610 pessoas até o início de dezembro.

O “Sebrae Móvel”, veículo do Sebrae que presta atendimento volante, esteve por 5 vezes em Caieiras no ano passado, num total de 100 atendimentos.

O Banco do Povo Paulista, outro departamento voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo, através de linhas de crédito, emprestou R$ 205.062,68 em 30 contratos.

  • Compartilhe