Central de Notícias

Transparência: Secretaria do Desenvolvimento Social promoveu diversas ações em prol da população em situação de vulnerabilidade

Publicado em 30/01/18 05:30 PM

Visando cumprir seu papel de garantir e defender os direitos da população caieirense em situação de vulnerabilidade social, inclusive auxiliando-a a realizar sonhos, a Secretaria do Desenvolvimento Social desenvolveu uma série de ações muito importantes no ano de 2017.

Através das 14 oficinas semanais realizadas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), popularmente conhecido como “Oficina do Saber”, crianças e adolescentes participaram de atividades envolvendo artesanato, esportes, desenho, música, informática, meio ambiente e culinária. Esse público também pode saborear a um delicioso lanche da rede de fast food Mc Donald's, por meio do projeto “Dia Feliz”, desenvolvido em parceria com diversas outras Secretarias.

No Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) foram registrados quase 1500 atendimentos durante o ano, para crianças, adolescentes e idosos, atendidos por programas sociais. Já nos dois CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Centro e Norte, foram aproximadamente 3400 atendimentos.

O setor de Bolsa Família e Cadastro Único, por sua vez, efetuou 2937 atendimentos.

A capacitação profissional como forma de recolocação também é um dos focos de atuação da Secretaria que, no ano de 2017, formou 98 pessoas nos cursos de maquiagem, manicure e pedicure, depilação, designer de sobrancelha, barbearia, uma grande novidade conquistada pela Secretaria, e as palestras “Marketing pessoal e planejamento de carreira” e “Escolhas e Consequências”.

Outra frente em que a Secretaria do Desenvolvimento trabalha é para garantir o envelhecimento saudável daqueles que já fizeram muito por seus familiares e pelo desenvolvimento da cidade. No CCI (Centro de Convivência do Idoso), estão matriculados 78 pessoas, um acréscimo de 28 munícipes em relação ao ano anterior, e no CDI (Centro Dia do Idoso), 15 idosos.

Nesses dois locais, são desenvolvidas várias atividades e ações para que os idosos interajam e continuem integrados socialmente bem como dentro de suas próprias famílias, através de iniciativas como passeios, festejos e palestras focadas na saúde.

Casamento Comunitário

O Casamento Comunitário 2017 foi um grande sucesso! 249 casais se inscreveram para a 20ª edição do evento, um número recorde, e realizaram o sonho de regularizar sua situação conjugal. Após as cerimônias ecumênicas, o evento terminou numa grande festa para os 52 casais que participaram e seus familiares.

Miss e Mister Melhor Idade

Outro evento de sucesso realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social que entrou para o calendário do município foi o “1º Concurso Miss e Mister Melhor Idade” de Caieiras.

Numa grande festa, ao som do Trio Los Angeles, Vicentina Helena Campos de Santana e Severiano Antonio dos Santos foram aclamados "Miss e Mister Caieiras Melhor Idade 2017”, já os segundos colocados, Maria Helena dos Santos e João de Lima Cesar, foram aclamados "Miss e Mister Elegância Caieiras Melhor Idade 2017", e os terceiros colocados, Maria Vicentina Machado Reina e José de Azevedo, "Miss e Mister Simpatia Caieiras Melhor Idade 2017".

O evento teve como objetivo celebrar a melhor idade, valorizando o charme, a beleza e a elegância dos candidatos, assim, resgatando a autoestima dos idosos.

  • Compartilhe