Central de Notícias

Transparência: Em 2017, Secretaria de Esportes de Caieiras criou vários projetos voltados para o bem estar da população

Publicado em 02/02/18 09:29 AM

A Secretaria de Esportes realizou grandes feitos desde o primeiro mês de 2017 e o resultado foi o melhor possível! Ao longo do ano, foram realizados eventos como o Campeonato de Skate "Chama", Festivais de Ciclismo de Pista, sendo que um deles foi um Meeting Internacional, desenvolveu os projetos "Lugar de aposentado não é em casa", "Sábado nos Fornos", do qual fez parte, "Zumba na Praça", e sediou a final do "Circuito Paulista de Carveboard", além de ter realizado o 1° Festival de Tênis de Mesa.

Além dessas atividades, a Secretaria ainda ofereceu a crianças de 6 a 15 anos, por meio da “Escolinha Pró-Futuro” as modalidades futsal, futebol, handebol, voleibol, badminton, capoeira, judô, taekwondo, karatê, ginástica artística, tênis de mesa, basquete, atletismo, xadrez e natação. Em 2017, aproximadamente 1500 crianças e adolescentes estavam inscritas no programa.

Melhor idade

Para a melhor idade, a Secretaria proporcionou atividades para a manutenção da saúde e qualidade de vida, como yoga, pilates, hidroginástica, ginástica, alongamentos, zumba e voleibol adaptado e ainda, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de Emprego, criou o programa “Lugar de Aposentado não é em casa”, em que o aposentado selecionado deve frequentar regularmente as aulas de atividade física bem como a consulta mensal com o médico, o aposentado deve cumprir 4h diárias em locais determinados pela Secretaria e recebe um auxílio de R$ 250,00 e uma cesta básica mensal.

“Existem aposentados que têm acesso aos serviços básicos e condições de satisfazer suas necessidades. No entanto, há aqueles em condições inadequadas. Esse projeto vem justamente para proporcionar mais qualidade de vida para esse segundo perfil”, explicou a Secretaria de Esportes.

Equipes de competição

Caieiras também conta com equipes de Competição nas seguintes modalidades: futsal, futebol de campo, voleibol, karatê, downhill, bocha, Malha, Atletismo, Biribol, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, hockey, taekwondo, basquete, judô e time profissional de futebol de campo em parceria com o Caieiras Esporte Clube.

Nesse ano a modalidade Bocha foi vice-campeã da Copa União do Estado de São Paulo, Campeã Paulista e teve destaque nos campeonatos organizados pela SELJ (Secretaria de Esporte e Lazer e Juventude do Estado de São Paulo) sendo campeã nos Jogos Regionais em Caraguatatuba e Campeã nos Jogos Abertos Baby Barioni do ABC. O Voleibol Feminino ficou com Prata nos Jogos Regionais e Bronze nos Jogos Abertos, e o Basquete Feminino ficou com o Bronze nos Jogos Regionais.

Zumba na Praça

O projeto "Zumba na Praça", criado em 2017, foi uma inovação de grande sucesso! A cada uma das seis edições realizadas durante o ano, o número de adeptos crescia consideravelmente. Essa iniciativa conta com a participação especial das academias da região, que trazem professores especializados.

Além de todos esses projetos, a Secretaria de Esportes também realizou reformas em algumas de suas estruturas, como a arquibancada do Estádio Municipal, que recebeu nova pintura, assim como as dependências do Complexo Esportivo Central, a reforma do Ginásio de Esportes do Jardim dos Eucaliptos, a troca dos filtros da piscina Central, a cobertura do Ginásio de Ginastica Artística e Lutas, reformas e adequações da piscina do portal para aulas de hidroginástica e a instalação de iluminação de Led no ginásio central e no ginásio do Jardim dos Eucaliptos.

Projetos para os próximos anos

Também estão planejadas para os próximos anos a Reforma do Ginásio do Jardim Nova Era, da pista de atletismo do Estádio Municipal, a construção da piscina no Jardim Vera Tereza e da arquibancada do campo da Vila Rosina, de novas pistas de skate, ciclovias e ciclofaixas, novas praças nos bairros, do Ecoparque Linear, da Arena Multiuso e a cobertura da arquibancada do Estádio Municipal.

Em 2017, a Secretaria trouxe ideias inovadoras que já estão em projeto, como a arena de motocross, implantação de tênis de campo para alunos da rede municipal de ensino e uma escolinha de canoagem.

No final de 2017, representantes do Poder Executivo estiveram presentes na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para assinar convênios de extrema importância para o município, como a implantação do projeto "Atleta do Futuro", um dos grandes projetos do SESI, que hoje atua com 25 modalidades esportivas, o qual promove formação socioesportiva, com o objetivo de promover formação e cultura esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos, contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão.

Segundo a Secretaria, "esse projeto vem ao encontro da política de expansão do esporte na cidade que estamos implantando, e temos certeza que com ela, o jovem caieirense irá se beneficiar ainda mais".

Também em dezembro, foi lançada da Pedra Fundamental da Academia de Esportes. A pedra simboliza o marco inicial para as obras da academia que dará todo o suporte para que atletas dessa e das próximas gerações possam executar seus treinamentos.

  • Compartilhe