Central de Notícias

Peça teatral "Patética" será encenada no Teatro Municipal nesta quarta-feira

Publicado em 10/04/18 04:23 PM


A Cia Estável de Teatro apresenta a Peça Patética, que acontecerá no dia 11 de Abril, quarta-feira, às 19h30 no Teatro Municipal de Caieiras Maestro Sérgio Valbusa. A Peça Patética reflete sobre as circunstâncias e o assassinato do jornalista e dramaturgo Vladimir Herzog, morto nos porões do Doi-Codi, (Destacamento de Operações de Informações/Centro de Operações de Defesa Interna), em outubro de 1975. O texto foi escrito por seu cunhado um ano depois do seu falecimento, João Ribeiro Chaves Neto, também dramaturgo.

A peça conta a vida de Herzog desde a imigração dos pais para o Brasil, passando pela militância, prisão, depoimentos no Doi-Codi, até a morte e a luta da família para provar que ele não cometeu suicídio, mas foi assassinado. Ao discutir a censura, a própria peça é proibida e o circo é fechado.

“Essa circulação tem o objetivo de ‘sentar praça’ e pensar a história do país por meio do encontro com diferentes públicos usando o circo como metáfora, assim como em outros trabalhos do repertório do grupo”, fala o diretor Nei Gomes.

Desde 2005 a Cia Estável de Teatro realiza residência artística numa casa de acolhida temporária para 1.500 homens em situação de rua, o Arsenal da Esperança, localizado na Zona Leste de São Paulo. Uma das bases de sua criação é a relação com o entorno, estabelecendo um ambiente vivo e de troca para criação artística com os espaços e a população onde está inserida.

A apresentação faz parte do projeto contemplado pelo PROAC de circulação de Artes Cênicas Para Rua, que prevê 12 apresentações da peça, em 9 cidades do estado de São Paulo, e Caieiras é uma delas. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo.

  • Compartilhe