Central de Notícias

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e de Emprego apresentam Projeto em Congresso Nacional

Publicado em 07/05/18 03:00 PM

Um projeto elaborado pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico e de Emprego e do Meio Ambiente de Caieiras foi apresentado no VII CBENS (Congresso Brasileiro de Energia Solar) e aborda um programa de capacitação em instalação de sistema fotovoltaico para a cidade.

A energia fotovoltaica é a energia que chega ao nosso planeta limpa e de graça, através dos raios solares que trazem a luz e o calor, ambos essenciais para a vida. Também podem ser aproveitados para a geração de energia, tanto na forma de calor quanto na de eletricidade.

O artigo apresentado se deu através de um estudo conjunto entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Emprego e a Secretaria do Meio Ambiente e aborda um projeto de desenvolvimento sustentável no município de Caieiras para minimizar os impactos aos cofres públicos que sofrem com os constantes aumentos da tarifa de energia elétrica.

Para a Secretaria do Meio Ambiente, o fato de o projeto focar na economia solidária com a capacitação dos jovens entre 16 e 18 anos, principalmente em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social trouxe certa notoriedade ao projeto, fazendo com despertasse interesse no meio acadêmico.

Segundo a Secretaria, a energia fotovoltaica vem se mostrando uma alternativa promissora, com o crescimento da utilização de fontes de energias renováveis. Além disso, destaca que o trabalho tem como iniciativa as ações que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e focado nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Já a Secretaria do Desenvolvimento Econômico detalha que para a implantação do projeto está prevista a realização de uma seleção prévia dos jovens, bem como uma capacitação em ações empreendedoras, esperando, assim, que os participantes sejam qualificados para atuarem no mercado de trabalho como colaboradores ou empreendedores na instalação desse sistema.

  • Compartilhe