Central de Notícias

Caieiras realiza o 1º Festival Internacional de Graffiti em julho

Publicado em 10/07/18 11:26 AM

Organizado pela Secretaria de Ação Cultural e Turismo de Caieiras, o 1º Festival Internacional de Graffiti de Caieiras está chegando! Entre os dias 27 a 29 de julho, o Festival vem para reconhecer e valorizar esse meio artístico-cultural que expressa de forma tão intensa a arte urbana.

O Festival Internacional de Graffiti Caieiras 2018 tem como objetivo reunir, produzir, difundir e propagar a força artística urbana, agregando valores e promovendo a troca de conhecimento e a diversidade cultural, em defesa ao acesso à arte e revitalização dos espaços públicos.

A abertura oficial do evento será na sexta-feira (27), no Centro Cultural e Educacional (CECIN), a partir das 18h, e os dois dias seguintes, 28 e 29, das 9h às 18h, conta com a realização de atividades como: produção coletiva de murais de graffiti nos muros do Estádio Municipal Carlos Ferracini” em Caieiras (SP), transformando o espaço em uma exposição a céu aberto, revitalizando-o a partir de um encontro entre gerações, com mais de 60 artistas renomados, da velha e da nova escola do graffiti do Brasil e diversos outros países, difundindo conhecimentos e experiências em forma de arte; ainda, haverá o lançamento da obra "Tinta Loka Street Book", que trabalha o contexto do graffiti.

Desde o início dos tempos, antes mesmo dos homens saberem falar, a expressividade através de pinturas nas paredes já existiam, conhecidas como Pinturas Rupestres, e hoje principalmente com a evolução e diferença dos materiais, se tem o graffiti, que utiliza-se de spray, diferentemente dos carvões e minerais utilizados na pré-história.

Atualmente, uma das principais vozes das ruas é a arte urbana, mundialmente em plena expansão e valorização no mercado, na mídia e pelas gestões públicas, é um dos principais instrumentos que ocupa os espaços públicos.

  • Compartilhe