Central de Notícias

Central de monitoramento de Caieiras já apresenta resultados favoráveis à segurança da população

Publicado em 10/07/18 12:35 PM

A nova central de monitoramento de Caieiras auxiliou a Guarda Civil Municipal a capturar dois menores de idade que praticaram atos de vandalismo na EMEB Nahyr Mendes Winesky, na Calcárea.

Ambos destruíram armários, roubaram um notebook de uma professora, destruíram fechaduras e alguns outros materiais da escola.

Com informações coletadas das câmeras em conjunto com informações obtidas no local, a guarnição da GCM chegou ao primeiro suspeito e, posteriormente, ao segundo. Foi elaborado Boletim de Ocorrência e os dois menores ficaram à disposição da Justiça. Além desse, outros cinco veículos e uma motocicleta foram recuperados, após monitoramento da Central.

Em rede social, um munícipe relatou que seu veículo, que havia sido furtado, foi localizado graças às câmeras inteligentes com leitura óptica de caracteres. “Fiquei admirado com a funcionalidade do sistema de segurança. Parabéns aos órgãos de segurança da cidade”, concluiu.

A nova central de monitoramento de Caieiras conta com 46 câmeras espalhadas pelos principais pontos estratégicos da cidade, além de mais 9 câmeras realizando o cerco em todas as entradas e saídas do município, através do sistema inteligente de reconhecimento óptico de caracteres, que possibilita a identificação de veículos roubados ou furtados por meio da leitura da placa, permitindo assim, uma rápida abordagem por parte das viaturas que estiverem mais próximas.

A central também permitiu à GCM prender um ladrão que havia furtado estepes de um veículo oficial e de outros carros. Com os radares inteligentes, o sistema identificou o veículo utilizado pelo mesmo e fez a abordagem, identificando-o como o autor dos crimes.

Todas as placas de veículos são fotografadas e inseridas num banco de dados. Tais informações, então, passam a estar disponíveis para utilização de todas as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil e GCM.

A nova central de monitoramento também é interligada aos sistemas de mais de 27 municípios, permitindo a troca de informações e o estabelecimento de estratégias conjuntas de combate à criminalidade.

  • Compartilhe