Central de Notícias

Abandono de animais é Crime, realize uma posse responsável

Publicado em 16/07/18 02:30 PM

Antes de pensar em adotar um animal de estimação, muitas questões devem ser levadas em consideração, já que ele é um ser vivo, e precisa de carinho e atenção.

Seja ele um animal doméstico, domesticado, silvestre, nativos ou exóticos, deve-se ter como prioridade seus cuidados, pois maus tratos e abandono são crimes perante o Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) sob pena prevista de detenção de 3 meses a 1 ano e multa e também sob o Art. 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo, com pena prevista: detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.

É imprescindível que os animais passem periodicamente em um veterinário, tome todas as vacinas necessárias, tenha um cuidado quanto a disponibilidade, de ao menos duas vezes por dia, da alimentação apropriada, banhos periódicos que mantém a higiene de seu animalzinho,e tenha um local limpo e aconchegante para que ele possa dormir.

Por isso ao se adotar um animal, é preciso ter a consciência que atenderá a todas as necessidades do mesmo, para que não cometa o crime de abandono.

Para denunciar maus tratos em animais, ligue para a CGM no telefones 4605-2098 /153 (Urgência) ou Ouvidoria Telefone 156 e 4445-9265

  • Compartilhe