Central de Notícias

Defesa Civil participa da posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Juquery

Publicado em 26/09/18 04:16 PM

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caieiras, representada pela Defesa Civil, participou da reunião de posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Juquery, no dia 11 de setembro, para a composição da gestão de 2018 a 2020.

Com disposição da SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) Art. 11, o Parque Nacional/ Estadual tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O Conselho Consultivo é uma importante ferramenta da Gestão Ambiental da UC (Unidade de Conservação), com os representantes dos Órgãos Públicos e seus suplentes, e os representantes da Sociedade Civil. É também um espaço democrático de construção de consensos e gestão de conflitos envolvendo a conservação, proteção e uso dos recursos naturais de uma UC e seu entorno.

A Unidade de Conservação é uma área especialmente protegida pelo Poder Público, contendo a categoria de Proteção Integral, que envolve a Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Estadual, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre.

  • Compartilhe